Por que os EUA mandaram retirar sabonetes antibacterianos do mercado?

Por que os EUA mandaram retirar sabonetes antibacterianos do mercado?


Por que os EUA mandaram retirar sabonetes antibacterianos do mercado?

Governo comunicou que sabonetes do tipo não devem mais ser vendidos em até um ano

Foto: Divulgação
Sabonetes antibacterianos podem ser prejudiciais à saúde
Os sabonetes antibacterianos são vendidos com o intuito de trazer proteção contra os bactérias e germes. Porém, de acordo com a agência norte-americana que controla os alimentos e medicamentos, através de testes e pesquisas (FDA), os produtos trazem mais malefícios à saúde do que benefícios.

Nesta sexta-feira (2), a FDA 
comunicou que, em 1 ano, os 
sabonetes antibacterianos 
para o corpo 
para o banho 
não devem mais serem vendidos. 
A proibição da comercialização afeta produtos que contenham algum ingrediente da lista de 19, sendo que o triclocarban e o triclosan são os mais comuns em sabonetes antibacterianos e são suspeitos de serem disruptores endócrinos.
"Os consumidores podem acreditar que os antibacterianos são mais eficazes para evitar a propagação de germes, porém, não temos evidência científica de que sejan melhores do que um sabonete comum e água", disse Janet Woodcock, diretora do Centro para Avaliação e Investigação de Medicamentos da FDA.
Algumas marcas já começaram a retirar os ingredientes dos seus produtos, segundo a FDA. O Instituto norte-americano de Limpeza, que representa os interesses dos fabricantes afirmaram que a "FDA tem em mãos informação que demostra a efetividade e segurança dos sabonetes antibacterianos".
"Os fabricantes continuam com o trabalho para proporcionar mais dados científicos para preencher as lacunas nas informações identificadas pela FDA", disseram em um comunicado reproduzido pela imprensa local. 
A medida não afeta o gel antisséptico, as toalhas úmidas ou outros produtos antibacterianos de outros centros de saúde. A partir de agora, os fabricantes tem um ano para retirar do mercado os sabonetes antibacterianos ou para modificar a fórmula para eliminar o uso de ingredientes que foram questionados. 

Fonte: BBC Mundo


fonte e créditos desta presente postagem: gazetaonline


LEITORES...SEJA +1

leitores

VÍDEOS



Postar um comentário

0 Comentários