uso pioneiro de 'pau de selfie' - em 1926 -

uso pioneiro de 'pau de selfie' - em 1926 -





Fotografia de 1926 mostra uso pioneiro de 'pau de selfie'


Precursor de acessório para autorretratos com smartphones já havia sido usado por casal há quase 90 anos

 







RIO — Ele está por todos os lados. Nas ruas, em praças, shoppings e outros espaços públicos, o informalmente batizado de "pau de selfie", ou "bastão de selfie", — acessório utilizado para a produção de autorretratos com smartphones — se tornou febre entre os entusiastas dos registros digitais, principalmente os adolescentes. No entanto, uma fotografia de 1926 mostra que a ideia de utilizar uma vara para a produção de fotos pessoais não é necessariamente nova.



Encontrada em um antigo álbum de família por Alan Cleaver, de Whitehaven, no condado de Cúmbria, na Inglaterra, a fotografia de 88 anos mostra o britânico Arnold Hogg, avô de Alan, utilizando um bastão para fazer um autorretrato com a sua mulher, Helen, logo após o seu casamento.
Em seu rodapé, a imagem ainda contém a observação "Tirada por mim mesmo, Out 1926", numa evidência que mesmo as selfies já não são uma exclusividade da modernidade digital.
— Sempre foi uma das fotos favoridas da nossa família, e o fato de que agora há tanto interesse nela teria agradado ao meu avô — afirmou Cleaver ao site Daily Mail, se referindo à imagem. — É óbvio que ele estava tentando algo novo. Infelizmente, acho que é a única foto que ele tirou assim e que ele se sentiu satisfeito o suficiente para incluí-la no álbum.
Ao site, Cleaver disse que seu avô nunca mencionou o uso do bastão para realizar autorretratos, e que não faz ideia como ele fez isso exatamente, já que as câmeras daquele tempo funcionavam com o disparador sendo pressionado do lado da câmera, e não em cima.
Febre entre os usuários de smartphones, o pau de selfie moderno, cuja origem é asiática, foi escolhido pela revista Time como uma das grandes invenções de 2014.


fonte:
oglobot

Postar um comentário

0 Comentários